sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Brasil: cidade proíbe Carnaval por causa da religião

Uma pequena cidade no Nordeste brasileiro proibiu a celebração do Carnaval, no momento em que milhões de foliões se preparam para a festa mais popular do Brasil.



Igreja Matriz da cidade de Martins


Uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Martins, cidade com 8 300 habitantes a 380 quilómetros de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, vetou "manifestações e eventos com a utilização de trios eléctricos, bandas de música, orquestras, carros de som".

O objectivo da legislação é manter a vocação da cidade de promover retiros religiosos durante o Carnaval, actividade que deve "ser incentivada e protegida pelo poder público", noticiou o jornal Folha de São Paulo.
A legislação local, proposta pela presidente da Câmara, Mazé Costa, incluiu multa de 20 000 reais (7 850 euros) e até "uso de força policial" para quem violar a lei.
Segundo a responsável, a cidade nunca teve eventos carnavalescos significativos e a nova legislação vai coibir o desejo dos moradores mais jovens de promover folias.
A legislação gerou protestos de empresários ligados ao sector turístico que temem a quebra da actividade económica local.
"É incoerente proibir alguma coisa que faz parte da cultura nacional", disse o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes da região, João de Moura, citado pelo diário.


Fonte:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1493513

Comentário:

Na minha opinião acho que temos de sair um pouco do mesmo habito...
As pessoas dessa Cidade, nunca praticaram esta actividade por causa de uma lei, ou de um habito que se foi ficando por la.. As pessoas deviam de mudar um pouco isto, deviam de se juntar e prostestar..Mas também acho se elas nunca foram habituadas a nenhum evento de carnaval , não vai ser agora que  vao mudar..

1 comentário: