domingo, 7 de março de 2010

Identificados 452 dos mais de 800 mortos causados pelo terramoto e tsunami no Chile

O Governo do Chile divulgou na sexta-feira à noite uma lista actualizada com a identificação de 452 mortos dos mais de 800 provocados pelo sismo que devastou o país há uma semana, seguido de um tsunami.


O vice-ministro do Interior, Patricio Rosende, referiu mais 173 nomes de vítimas mortais, a juntar à lista de 279 mortos "devidamente identificados pelos serviços responsáveis" e comunicados 24 horas antes.


Na altura, o governante não forneceu um balanço actualizado de mortos como havia feito diariamente durante os primeiros cinco dias após a catástrofe e também não referiu quaisquer números sobre desaparecidos.



O último balanço oficial do sismo de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no passado sábado e do tsunami que se seguiu data de quarta-feira e dava conta de 802 mortos.


Este balanço poderá vir a baixar, tendo nomeadamente em conta que 200 desaparecidos poderão ter sido contabilizados como mortos, na região litoral de Maule, perto da cidade de Concepción.


Depois de quinta-feira à noite, o Governo chileno decidiu apenas divulgar as vítimas mortais totalmente identificadas.


Fonte: http://sic.sapo.pt


Comentário: É assustador o número de mortes registado nesta catástrofe ocorrida no Chile. Mas para além das mortes, também há a preocupação de toda uma população que perdeu tudo o que tinha e que com muita dificuldade ira recuperar, pois ainda há muito trabalho pela frente para a normalização deste pais, que foste castigado pela cada vez mais inconstante mãe natureza.

1 comentário: