quarta-feira, 12 de maio de 2010

Criança de oito anos sobrevive a queda de avião

Um avião de uma companhia líbia despenhou-se, ao início da manhã de hoje, quarta-feira, no aeroporto de Tripoli provocando a morte de 103 pessoas, 92 passageiros e 11 tripulantes. Apenas uma criança holandesa de oito anos sobreviveu ao acidente. Das 104 pessoas a bordo apenas 22 eram líbias, as restantes são de várias nacionalidades mas a maioria são holandeses.



O acidente ocorreu às 6 horas locais (5 horas em Portugal continental) quando o aparelho se preparava para aterrar, segundo uma fonte dos serviços de segurança.
O avião - um Airbus A330 - pertencia à companhia aérea líbia Al Afriqiyah e chegava a Tripoli proveniente de Joanesburgo, na África do Sul.
Um rapaz holandês de oito anos é o único sobrevivente do acidente. O rapaz foi transportado para um hospital perto de Tripoli, segundo uma fonte dos serviços de segurança, que não precisou o estado de saúde do sobrevivente.

A representação sul-africana da companhia líbia Al Afriqiyah confirmou a queda de um dos seus aparelhos quando aterrava em Tripoli proveniente de Joanesburgo, precisando que se despenhou "a um metro da pista".
A bordo, encontravam-se 22 líbios e o resto dos passageiros procediam de diferentes países, sendo a maioria proveniente da Holanda, confirmou a Federação Holandesa de Turismo (ANWB).
"Sessenta e um holandeses morreram no acidente", informou Ad Yonk, porta-voz da ANWB.
Um total de 62 holandeses estava a bordo do avião, mais de metade dos 104 ocupantes, e apenas um deles, um rapaz, sobreviveu, confirmou o porta-voz, acrescentando desconhecer a idade do sobrevivente.
"O Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês está a trabalhar na identificação, pelo que não damos informação sobre as vítimas", disse.
Entre os holandeses a bordo, havia dois grupos, um com destino a Bruxelas, outro à Alemanha, segundo a mesma fonte. Duas crianças, de nove e 11 anos, faziam parte desses grupos.
As condições meteorológicas eram boas e desconhecem-se as causas do acidente. "O avião explodiu quando aterrava. Desintegrou-se totalmente", revelaram fontes dos serviços de segurança do aeroporto de Tripoli. Contudo, o ministro dos Transportes líbio, Mohamed Zidane, descartou de "forma definitiva", que o acidente tenha sido causado por acto terrorista.
"O avião pegou fogo pouco antes da aterragem", segundo uma fonte dos serviços de segurança. Um jornalista da agência France Press relatou que o aparelho estava completamente desfeito em milhares de pedaços espalhados ao longo de 500 metros na pista.
A empresa de aeronáutica Airbus comprometeu-se com as autoridades líbias a proporcionar assistência técnica completa na investigação sobre o acidente aéreo.


Fonte: http://jn.sapo.pt/

Comentário:

Na minha opinião este rapaz teve muito sorte, porque de tantos passageiros foi o único que sobreviveu neste  grande acidente.
O estado deve de dar apoios a esta criança, e também as familias das vítimas. Como está escrito na notícia a empresa de aeronáutica Airbus comprometeu-se em investigar com promenor o sucedido,e acho que não faz mais que as suas obrigações porque não foi só estragos antes pelo contrário houve bastantes mortes ( cerca de 103 vitímas).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário