Um ex-comissário da Polícia Metropolitana de Buenos Aires foi preso na sequência das investigações a escutas ilegais que podem ter espiado a Presidente da Argentina, Cristina Fernández de Krichner (na foto), e o seu marido e antecessor, Néstor Kirchner.
Além da detenção de Jorge 'Fino' Palacios, preso por indicação do procurador federal Alberto Nisman, o governador de Buenos Aires, Maurício Macri, destituiu o subchefe da Polícia Metropolitana da capital, Osvaldo Chamorro.
O escândalo rebentou em Outubro, quando se conheceram alegadas práticas de escutas ilegais realizadas por Palacios a um familiar de uma vítima do atentado contra a casa de crédito judia Amia e que levou à sua renúncia ao cargo.
Longe de apagar os ecos do escândalo, a demissão de Palacios foi a primeira etapa de um processo que revelou escutas ilegais a familiares das vítimas do atentado contra a Amia que, em 1994, causou 85 mortos, bem como a políticos e jornalistas e até, segundo o juiz de instrução do processo, à Presidente Cristina Fernández e seu marido
"Parece que também havia dados pessoais da nossa Presidente e do marido. Vamos investigar tudo", disse o juiz Norberto Oyarbide, aludindo a elementos encontrados num computador da agência de segurança Security Consulting, controlada por Palacios.
O magistrado esclareceu que a investigação "ainda não está completa", mas admitiu que nos computadores apreendidos aos suspeitos "também estavam dados pessoalíssimos" de Cristina Fernández e do marido.
O assunto é "extremamente delicado", disse Oyarbide a emissoras locais, admitindo ser necessário que a Secretaria das Informações do Estado (que controla os serviços secretos) confirme as suspeitas.
Segundo média locais, nos computadores da agência controlada por Palacios terão sido encontrada informação sobre a situação patrimonial e financeira de políticos, sindicalistas, jornalistas (como o director do diário La Nación. Bartolomé Mitre) e até funcionários do governo da cidade, como o chefe de gabinete, Horácio Rodríguez Larreta.
Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1423839&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas
18 de Novembro de 2009
Curioso que isto faz-me lembrar alguma coisa...
ResponderEliminar